O livro
Inteligência Social, a perspectiva de um mundo sem fome(s).
Neste livro, Luciana C. Quintão traz uma nova visão, ampla e sistêmica, sobre o conceito de Inteligência Social. A autora destaca que vivemos em um mundo em que a desigualdade se acentua e as “várias fomes”, não só de comida, mas de habitação, saúde, educação e justiça social transformaram-se em problemas estruturais, para os quais ainda não se vislumbram soluções de fato eficazes. “Mais do que nunca precisamos aprender a viver em sociedade e partir da premissa de que construir um mundo melhor não é utopia, é inteligência”, afirma Luciana.
“Sempre vivemos e sempre vamos viver em rede, não se tratando apenas de uma questão tecnológica. Diante desta evidente interconexão, colocamos em risco o funcionamento da engrenagem social todas as vezes que atuamos de modo não inteligente e negligente”.
A obra preconiza mudanças de paradigmas políticos, econômicos, educativos, sociais e ambientais, para que seja possível construir uma sociedade mais evoluída, na qual o ser humano é o ponto principal. As várias fomes só terão fim quando mudarmos a nossa forma de estar no mundo. A autora destaca a importância de cada vez mais pessoas convergirem suas percepções e reflexões para esta questão, com um novo olhar. Cada um, em sua área de atuação, deve ampliar o seu conhecimento sobre a realidade social, reconhecer as dores da sociedade e ser um agente de mudança, com maior consciência e responsabilidade pelo coletivo e pelo bem comum.
Valores, senso de responsabilidade, visão de futuro, compreensão, entendimento e capacidade de ação são características do conceito de Inteligência Social, que promovem a profilaxia necessária para que sejamos mais afinados com as necessidades do nosso tempo e para que a verdadeira evolução social aconteça.
Conheça nossas Vivências
As vivências do Projeto Inteligência Social levam conhecimento e sensibilizam sobre questões sociais e ambientais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e voltados ao bem comum e do planeta.